quinta-feira, 7 de julho de 2011

Macunaíma: um Clássico do cinema nacional, baseado na obra homônima de Mário de Andrade

  
Após a exibição do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha), os espectadores do Cineclube Itirapina resolveram escolher por  mais um filme emblemático da década de 1960, que estabeleceu a relação entre o Cinema Novo e o grande público. Macunaíma inovou na estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira. 

Sinopse:  Macunaíma é a história de um anti-herói, ou um herói sem nenhum caráter? Nascido no fundo da mata virgem, de preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã. 

Curiosidades: O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvoltismo, ao tropicalismo, e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do século XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como o Caipora, Iara, entre outros.



SERVIÇO:

O que? Exibição do filme Macunaíma

Quando? Sábado, 09 de julho de 2011, às 20h

Onde? Espaço Cultural Casa Guariento, Rua 5, 195 - Centro. Itirapina/SP

ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário